Empréstimos: Quais as diferenças e qual a melhor escolha de acordo com a minha necessidade e perfil?

Se você está buscando informações sobre empréstimos e tentando entender qual é a melhor opção baseado no seu perfil, com certeza você encontrou muita informação e mesmo assim ainda não conseguiu tomar sua decisão, correto?

Existem muitas opções de linhas de crédito, mas isso não significa que você se encaixa em todas as elas, então, listamos aqui as informações mais importantes e relevantes, e também as diferenças entre as modalidades mais praticadas no mercado:

–  Tipos de Empréstimo Pessoal:

1 – Empréstimo Rotativo: É o empréstimo relacionado com o cartão de crédito que é usado quando se não consegue pagar a fatura em sua totalidade nem dentro do seu vencimento.

Normalmente utilizada, é uma prática onde somente é necessário efetuar o pagamento mínimo do cartão de crédito, então, automaticamente o saldo residual será financiado pelo Banco e cobrado na fatura seguinte, claro com as taxas de juros.

É fácil contratar esse tipo de empréstimo, mas o problema são as taxas de juros consideradas as mais altas do mercado, se não for bem planejado e usado somente para emergências, essa pratica pode levar a uma consequência grave, o acumulo de dívidas.

2 – Cheque Especial: Por estar sempre disponível em nossa conta corrente, vemos esse valor incorporado ao nosso saldo, afinal, caso eu ultrapasse o limite de gasto o LIS poderá me ajudar, não é mesmo?

Aí que mora o perigo, por ser fácil, rápido e sem garantias que você vá efetuar o pagamento o Banco eleva as taxas de juros como uma segurança, caso você não pague. Se você não cobrir sua conta rapidamente sua dívida vai aumentar diariamente, e então, suas chances de contrair mais uma dívida e se enrolar ainda mais só aumentarão.

Revise muito bem antes de usar essa linha de crédito pessoal. Não parece, mas você pode ter sérios problemas para quitar seu saldo devedor e as chances de resolver seus problemas ficarão distantes.

3 – Empréstimo Consignado:Como o próprio nome já diz, esse empréstimo é vinculado a sua renda mensal e descontado diretamente na sua conta. Porém, somente pode ser feito por aposentados, pensionistas, trabalhadores de iniciativa privada e servidores públicos.

Por ser descontado diretamente na fonte, o risco de inadimplência é quase nulo, por isso, os Bancos diminuem (e muito) as taxas de juros para essa linha de crédito, já que o risco de você não pagar é muito baixo.

Além do seu público ser restrito, é necessário ter renda fixa mensal, comprovada por meio de carteira ou folha de pagamento e para os trabalhadores com carteira assinada, somente é possível fazer esse tipo de empréstimo caso a empresa ou órgão público onde trabalham possua convênio ou parceira com algum Banco ou Instituição Financeira que ofereça essa modalidade, pois a renda cairá em sua conta já com o valor da parcela do empréstimo descontado.

O crédito consignado será concedido com parcelas que não comprometam sua renda, o valor da parcela não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal. As parcelas são bem flexíveis, podendo ser negociada e estendidas. Uma vez aprovado, o dinheiro cai na conta do solicitante.

4 – Crédito Pessoal: Empréstimo concedido a pessoa física que deve ser comercializado por Bancos e Financeiras, normalmente oferecido a pessoas que possuem um bom relacionamento financeiro, pois é necessário ter um bom histórico creditício e não possuir restrições em órgãos como: SPC, Serasa e similares.

Esse empréstimo comercializa várias taxas de juros, pois como dito anteriormente, uma boa prática financeira e levada em consideração para melhores taxas. Não há necessidade de garantias ou bens, a contratação costuma ser fácil e rápida, além do que as parcelas podem ser pagas via boleto ou débito em conta.

Porém, atenção! Qualquer empréstimo possui juros e a melhor maneira de ter uma vida financeira equilibrada é sem dúvidas manter sua dívida mais próxima do valor emprestado, ou seja, fazer menos quantidades de parcelas para diminuir os juros e consequentemente, quitar seu saldo devedor o mais rápido possível.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *